Carga Horária

A duração do curso Orçamento de Obras é de 12 horas.

Público-Alvo

Arquitetos, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos de Edificações que sentem a necessidade de ampliar seus conhecimentos acerca das técnicas orçamentárias utilizadas na orçamentação de obras.

Objetivo

Explicar as técnicas que permitem a criação e o ajustamento de preços unitários e a elaboração da planilha orçamentária de obras de construção civil.

Programa:

DISCRIMINAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Opções de mercado para a estruturação de orçamentos. Sugestão de estrutura para orçamento interno de iniciantes.

COMPOSIÇÃO DE CONSUMO UNITÁRIO

Níveis de integração das composições unitárias. Composições formais (SINAPI, SICRO, PINI). Processo de criação e ajustes de composições de preços

QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DA OBRA

Critérios de quantificação. Formulários de quantificação. Quantificação com tabelas dinâmicas (REVIT e EXCEL)

PREÇO ORÇAMENTÁRIO DE INSUMOS

Preços publicados de insumos. Cotação e adoção de preços de insumos no orçamento. Planilha para cotação. Confiabilidade Estatística.

CUSTO HORÁRIO DA MÃO DE OBRA

Métodos de cálculo de Encargos Sociais. Encargos Sociais SINAPI, PINI e SINDUSCON. Modelo para personalização da taxa de ES.

CUSTO HORÁRIO DE EQUIPAMENTOS

Custos de propriedade e de operação de equipamentos. Custos publicados SINAPI e SICRO. Modelo para personalização de CHE

BENEFÍCIOS E DESPESAS INDIRETAS (BDI)

Conceituação das despesas indiretas de construção. Taxas de BDI publicadas. Planilha para personalização da taxa de BDI.

PROCESSAMENTO DO ORÇAMENTO

Demonstração de processamento do orçamento no SINAPI. Modelo para demonstrar o processamento de um orçamento informal para a orçamentação interna de empresa construtora. Relatórios do orçamento.

PROPOSTA COMERCIAL

Simulação do orçamento-base da licitação. Ajuste do preço, taxa de BDI e das composições de preço unitário para apresentação de proposta comercial que agrade ao cliente.