Carga Horária
8 horas

Público-Alvo
Arquitetos, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos de Edificações que sentem a necessidade de complementar os conhecimentos na composição do preço de obras de construção civil.

Objetivo
Aprofundar a conceituação sobre as Despesas Indiretas e a Taxa de BDI.

Programa

CONCEITUAÇÃO DE BENEFÍCIOS E DESPESAS INDIRETAS
Despesas Administrativas. Despesas Financeiras. Despesas Tributárias. Despesas Comerciais. Contingências. Benefícios (Lucro).

BASES DE CÁLCULO DO BDI
Custos diretos de produção: orçamentação formal e orçamentação interna/executiva. Administração Local: estimativa formal e orçamentação interna/executiva.

TAXA FORMAL DE BDI
Critérios para a composição da taxa de BDI Formal. Faixas estabelecidas para os componentes da taxa de BDI em obras públicas (TCU). Estratégia para a apresentação da taxa de BDI em contratantes privados.Taxa de BDI variável: Overhead. Fornecimento de Modelo de cálculo.

TAXA INTERNA DE BDI
Estratégias para a composição do preço de empresa construtora. Planejamento da estrutura de suporte técnico/administrativo local/central. Volume de obras e ponto de equilíbrio contábil. Gerenciamento de Riscos. Critérios de repasse de impostos aos clientes. Fornecimento de Modelo de cálculo.

ANÁLISES FINAIS
BDI em contratos de fornecimento somente de mão de obra. BDI no repasse de grandes compras/serviços terceirizados. BDI no caso de desoneração da folha de pagamento. Taxa de BDI em contratos de Administração.

DINÂMICA:JOGO DE BDI
Exercício em grupo no qual os alunos formam empresas para disputar uma licitação e podem observar os vencedores da licitação e a expectativa de lucratividade final obtida (por meio de sistema de simulação do curso).