Gerenciamento da Lucratividade é um serviço prestado pela MBS Engenharia de monitoramento e controle do lucro durante a fase de execução de uma obra.

Gerenciamento da Lucratividade, Engenharia da Lucratividade
Engenharia da Lucratividade

Trata-se de um acompanhamento externo dos dados do cliente para informar continuamente a expectativa de lucro ao final do contrato. Assim, enquanto o cliente concentra seus esforços no processo executivo, nossa empresa permanece focada em informar eventuais desvios na meta de lucratividade original. E sugestões de ações corretivas e preventivas são fornecidas para auxílio no cumprimento das metas contratuais.

Pré-requisitos para gerenciamento da lucratividade

O gerenciamento da lucratividade de um empreendimento imobiliário envolve pelo menos 3 fases distintas:

  • A definição da lucratividade, na fase de viabilização. Para que a meta de lucro seja definida, em conjunto com sua faixa de variação. A apresentação deve ser efetuada na forma de vários indicadores financeiros;
  • O planejamento da lucratividade, na fase de projeto e contratação da obra. Para que o lucro do plano de negócio não se dilua no transcorrer das atividades de projeto, planejamento, orçamentação e contratação da obra.
  • A garantia da obtenção da lucratividade, na fase de execução da obra. Isso para que eventuais desvios possam ser imediatamente percebidos e tratados por ações corretivas e preventivas.

O serviço Gerenciamento da Lucratividade tem o objetivo de garantir a obtenção da lucratividade durante o andamento da obra. Para que isso seja possível, é necessário que haja uma previsão bem elaborada para a meta de lucratividade.

Nos empreendimentos imobiliários, a lucratividade pode ser definida na viabilização do negócio ou no início da obra, envolvendo as previsões de momento de receitas e despesas. Nos contratos de empreitada, a meta de lucratividade está inserida na proposta comercial, e será monitorada a partir do início da obra.

O cliente pode calcular ou arbitrar estas metas, preenchendo nosso formulário de meta de lucratividade. Pode também solicitar o cálculo da meta de lucratividade, ou do planejamento da lucratividade (opcional), pela MBS Engenharia.

Parceria rumo à garantia de lucratividade

Na realidade, o serviço é uma proposta de parceria, que não interfere com as atividades correntes de produção e administração dos clientes. Por isso, precisa ser definido em função do perfil de cada empresa construtora.

O público-alvo do serviço são as empresas que acreditam que a expectativa de lucro é o alvo final a ser obtido. E que isso só pode ser alcançado através de competência e controle. Mas o aprofundamento no gerenciamento do lucro exige esforços que poderiam ser melhor aplicados no gerenciamento executivo da organização.

Consulte o currículo do professor Mozart. E agende uma reunião ou uma videoconferência para conversar sobre este assunto. Entre em contato através do site mozart.eng.br.