Descrição do serviço MENTORIA MBS

Desenvolva-se profissionalmente nas áreas de Engenharia Econômica, Engenharia Financeira e Engenharia de Custos aplicada ao setor da construção civil e mercado imobiliário.

Auxiliamos os interessados em evoluir de forma fácil e rápida na elaboração de análises econômicas e financeiras, propondo tarefas práticas e desafios, relacionados com as atividades técnicas propostas.

Principais tópicos

O objetivo de nossa mentoria consiste em compartilhar de forma didática nossos conhecimentos e competências sobre (1) a viabilidade econômico-financeira de negócios de construção, (2) a avaliação da competitividade da estrutura empresarial de empresas construtoras e (3) a busca de formas para garantir a lucratividade e a rentabilidade na contratação de obras por empreitada e no lançamento de empreendimentos no sistema preço fechado.

Técnicas de viabilização

Envolve a análise do poder de criação de riqueza do negócio em estudo ou a seleção da melhor alternativa de negócio disponível. Em conjunto com a definição da meta de lucratividade ou rentabilidade.

Nesta área, apresentamos técnicas que podem ajudar muito na viabilização, como por exemplo:

  1. A técnica AHP para transformar parâmetros abstratos (ideias, sentimentos, preferências, decisões) em números, criando e interpretando indicadores econômicos e financeiros;
  2. O método de Monte Carlo, para criar cenários aleatórios e avaliar melhor as chances de sucesso de um projeto.

Planejamos tarefas e propomos desafios relacionados com atividades mais tradicionais, como por exemplo:

  1. Auditar o desempenho obtido nas obras e empreendimentos do passado recente, tomando cuidado com a variação do poder de compra da moeda e com a generalização do impacto de fatores isolados que fazem parte da história da empresa, de modo a definir um referencial personalizado para avaliar os futuros negócios;
  2. Estudar a viabilidade econômica e financeira, e não apenas a viabilidade técnica.

Avaliação da competitividade empresarial

Isso envolve a avaliação do nível geral de desperdício de materiais e da produtividade da mão de obra, do desempenho gerencial e do aproveitamento do ganho de escala na aquisição de recursos, entre outros pontos.

Sempre considerando o nível de tolerância ao risco do empresário e o nível das ações de planejamento.

Ajudamos na construção de indicadores e dashboards específicos para controlar a competitividade de cada cliente.

Gerenciamento da lucratividade

Consiste na organização de um sistema para controlar a obtenção do lucro, passando por todas as fases do ciclo de vida do negócio, de modo a garantir a obtenção do lucro previsto na viabilização (no mínimo).

Não é o caso de executar a obra e contabilizar o que sobrou. É definir a meta de lucro e acompanhar sua variação, exercendo as ações contínuas de controle necessárias.

Outras informações

O serviço é contratado por hora técnica, aplicada na preparação de tarefas e desafios e na programação de reuniões com o cliente.

Marque uma reunião presencial ou virtual conosco para maiores esclarecimentos.