SERVIÇO MBS

método de monte carlo na construção civil

Simulação de cenários para análise de variações e monitoramento de incertezas relacionadas a análises quantitativas de custos e riscos de negócios de construção civil.

visão tradicional

Uso de cenários na avaliação de negócios

No gerenciamento dos riscos, é fundamental que o empreendedor tente perceber oportunidades e ameaças potenciais relacionadas ao projeto que pretende executar.

A forma tradicional de tratar estas diferentes avaliações consiste na criação de três cenários: (1) Normal (mais esperado), (2) Otimista e (3) Pessimista.

Antes de definir a meta de resultado do empreendimento, é interessante pensar em tudo de bom e de ruim que pode acontecer durante a sua realização, e a criação arbitrária de três cenários é um grande avanço para quem só consegue ver as coisas de um único jeito.

visão mbs engenharia

Criação de cenários aleatórios com o método Monte Carlo

O método de Monte Carlo revoluciona o processo de criação de cenários, ao se propor a calcular todos os resultados possíveis do negócio (centenas ou milhares de resultados diferentes), com base nas expectativas do empreendedor e nas técnicas da probabilidade e estatística.

O empreendedor fica livre para classificar o que considera otimista ou pessimista, diante do universo de resultados simulados, e consegue calcular qual a probabilidade de obter os resultados que previamente classificou.

mais informações

Características do Método de Monte Carlo na construção civil

A sua parte

Defina uma análise quantitativa ou numérica a realizar.

Defina o valor médio e a faixa de variação dos parâmetros envolvidos.

 

a simulação monte carlo

Obtenção de centenas ou milhares de resultados que podem ser obtidos na análise quantitativa pelo processo de simulação.

Análise estatística dos resultados simulados.

Cálculo da probabilidade de obtenção da meta de resultado preestabelecida.

Explicação em vídeo

 

Veja ao lado um vídeo de caráter didático, sobre os resultados obtidos pelo método de Monte Carlo na construção civil, em uma análise simples, para dar uma ideia preliminar do uso do método.

 

entre em contato

Whatsapp 41 99288-1100
Celular      41 98833-5979

mozart@mozart.eng.br