sobre nós

a mbs engenharia

 

Somos uma empresa de engenharia de custos criada em Curitiba por Mozart Bezerra da Silva em 1990. Veja como nos definimos e consulte nosso breve histórico profissional.

01. dominamos a técnica orçamentária

A MBS é especializada em engenharia de custos e no gerenciamento de riscos. Escrevemos o livro “Manual de BDI”. Uma dissertação de mestrado sobre riscos na construção civil. Ensinamos viabilidade de incorporações e orçamento de obras por cerca de 30 anos.

02. temos uma visão holística

Após dezenas de anos de trabalho, temos experiência para compreender os interesses, os desafios, as oportunidades e as ameaças que envolvem os atores na área da construção civil. Temos competência para entregar um bom serviço aos nossos clientes.

03. nossa proposta é bem abrangente

Oferecemos uma ampla gama de serviços técnicos, desde a viabilização do negócio até a reivindicação na fase de execução. Assessoria simples e serviços mais complexos. Propostas de parcerias com o cliente e serviços de consultoria tradicionais.

Mozart Bezerra da Silva

Diretor

Engenheiro Civil PUCC 1979

Mestre em Construção Civil UFPR 2008

Crea 98.290/D SP

 

Fernando Fabricio de Melo

Consultor Parceiro

 Engenheiro UFPR 1987

MBA Gerenciamento de Projetos FGV 2003

 

mozART BEZERRA DA SILVA

Breve histórico profissional

funcionário de construtora

1980 a 1984 – Atividades técnicas na produção de obras na Grande São Paulo. Vivência da engenharia como gerente do produto (controle do escopo, compras de materiais, contratações de serviços e controle da produtividade). Aprendizado acerca da visão dos interesses do empregado e da melhor forma de motivar os responsáveis pela produção.

SÓCIO DE CONSTRUTORA

1985 A 1989 – Diretor Comercial e Financeiro de construtora na Grande São Paulo. Oportunidade de elaborar propostas comerciais de sucesso em época de hiperinflação. A integração dos interesses econômicos do construtor (lucro) com o ônus financeiro de um cenário fortemente desfavorável.  Oportunidade de avaliar a visão do empresário de construção civil.

Empresa de treinamento

1990 a 2019 – Criação e ministração de cursos de curta duração, em centenas de eventos, para milhares de arquitetos e engenheiros de todo o país sobre viabilidade, planejamento e orçamentação de obras. Possibilidade de avaliar o nível de conhecimento do mercado sobre economia e finanças e de definir uma estratégia para diferenciação e obtenção de maior lucratividade pelas empresas.

l

Mestrado e publicações

2006 a 2008 – Conclusão do livro “Manual de BDI” e da dissertação de mestrado “Proposta de Roteiro para Gerenciamento de Riscos em Obras”. A visão do cientista: quem disse isso e onde foi publicado? A genialidade do craque é importante, mas é necessário criar um sistema que garanta a obtenção dos resultados.

VIABILIDADE DE INCORPORAÇÕES

1990 a 2022 – Prestação de serviços de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários e análises de risco na construção civil. A percepção da necessidade de complementar a capacidade de criação de riqueza dos incorporadores com um sistema de monitoramento e controle do resultado, para que se obtenha o sucesso desejado em empreendimentos de construção civil.

reequilíbrio de contratos

1994 A 2022 – Serviços de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de obras públicas, agregando a aplicação da Teoria da Imprevisão e a jurisprudência do  TCU. A busca da recuperação da lucratividade prejudicada pela ocorrência de fatores estraordinários e imprevisíveis durante a execução de obras de construção civil.

Fernando fabricio de melo

Breve histórico profissional

fORMAÇÃO

Engenheiro pela UFPR (1987) com MBA Executivo em Gestão de Projetos pela FGV (2003). Profissional certificado em gerenciamento de projetos (PMO Certified Practitioner) pela PMO Global Alliance (2017) e na aplicação de soluções MICROSOFT (Blue Belt-Managing Multiple Projects Using MS-Project Server) pela IIL-International Institute for Learning (2006). 

pini - engenharia de custos

Experiência na área de engenharia de custos na gerência da regional da empresa PINI SISTEMAS na região sul do país (1987 A 1992) e na Empresa de Obras Públicas na Cidade do Rio de Janeiro  -EMOP (1992/1993). Implementação de sistemas de gerenciamento de obras em cerca de 100 construtoras e empresa pública de grande porte.

Incorporadora Encol s/a

Assessor da Superintendência da maior empresa incorporadora do Brasil na época (1994-1997). Gerenciamento de projetos na área da tecnolologia da informação, desenvolvendo atividades na área de monitoramento e controle da informação entre a matriz e as várias filiais da empresa. 

l

hsbc bank brasil s/a

Coordenador de Controle Financeiro com atuação no gerenciamento de projetos da área de Engenharia. Assessoria na elaboração do Annual Operating Planning – Property (AOP) totalizando R$ 564 milhões de investimento (2000-2003). Implementação do acompanhamento dos projetos citados, conforme normas de auditorias externas e internas e de compliance do HSBC. 

concessões - epl

Desenvolvimento do GP como Líder do Escritório de Projetos na Empresa de Planejamento e Logística – EPL (estatal vinculada ao Ministério de Infraestrutura), dentro da Presidência da República, no Programa de Parcerias de Investimentos, realizando o monitoramento de um portfólio de mais de 200 projetos de CONCESSÕES de infraestrutura.

gerenciamento de projetos

Diretor de empresa de gerenciamento de projetos, trabalhando também em parceria com a MBS Engenharia.

Desenvolvimento de atividades integradas de gerenciamento de projeto e controle financeiro de alto nível para empresas incorporadoras de Curitiba e região sul do país.